Imagem: FreepikO YouTube vai muito além de entretenimento e tutoriais rápidos, é também uma plataforma para quem deseja estudar, revisar conteúdos e expandir o conhecimento adquirido em sala de aula.
Ele pode ser um grande aliado da educação e do aprendizado. Vamos entender mais sobre isso? Continue lendo este artigo!
Imagem: FreepikAntes de mais nada, você deve encontrar canais educacionais relevantes no YouTube e, sobretudo, com informações confiáveis.
Essas fontes mais seguras auxiliam nos estudos e no aprimoramento dos alunos universitários.
Para dar aquele “start”, uma ótima estratégia é buscar canais mantidos por professores universitários.
Normalmente, eles compartilham aulas, palestras e revisões de matérias de maneira acessível, direcionada e organizada.
Você deve sempre levar em consideração a credibilidade do canal e da qualidade do conteúdo compartilhado por lá.
Busque analisar a formação desses professores e criadores de conteúdo, mas também é importante analisar as interações e os feedbacks da comunidade nos comentários.
Outra dica é solicitar indicações de canais aos seus professores universitários também, para ter mais garantia da qualidade acadêmica.
Imagem: FreepikA plataforma oferece vídeos que podem ser úteis para os alunos universitários, especialmente para aqueles que desejam revisar e aprofundar os assuntos vistos na sala de aula.
Podemos encontrar explicações mais detalhadas e visuais de problemas teóricos e práticos dos mais diversos assuntos e disciplinas.
Uma vantagem dos vídeos na plataforma são as demonstrações de experimentos, que ajudam a visualizar processos que, muitas vezes, poderiam ser difíceis de compreender apenas por meio de textos ou anotações no quadro dentro da sala de aula.
Não esqueça e aproveite para fazer anotações durante a visualização dos vídeos. Isso vai te ajudar a criar resumos complementares, para tornar o processo de estudo mais dinâmico.
Imagem: FreepikTutoriais são sempre repletos de aprendizados e conhecimentos disponíveis de maneira acessível e gratuita. Quem nunca não sabia de algo e buscou por lá?
Por exemplo, estudantes da área da tecnologia podem encontrar vídeos sobre programação e outros temas, para aprimorar suas habilidades em seus projetos.
Você também pode acessar conteúdos que abordam a estrutura de artigos científicos e trabalhos acadêmicos, tudo no YouTube.
Ao final de cada vídeo, revise o que foi aprendido e as dicas importantes dadas pelos produtores de conteúdo nos vídeos.
Explore a plataforma e utilize as ferramentas disponíveis para potencializar seus conhecimentos durante a sua jornada acadêmica.