UNICEUNA - Centro Universitário Natalense

Esqueci minha senha | Como acessar

Mentoria na universidade: como transformar orientação em sucesso acadêmico e profissional

Mentoria na universidade: como transformar orientação em sucesso acadêmico e profissionalImagem: Freepik

A vida na graduação é muito mais do que assistir aulas e fazer provas e, nesse momento de crescimento pessoal, amadurecimento e construção de um futuro profissional sólido, contar com a experiência de uma mentoria na universidade faz toda a diferença.

Os programas de tutoria e mentoria são ferramentas valiosas para quem deseja aproveitar ao máximo essa fase. Seja para melhorar o desempenho em disciplinas desafiadoras ou para encontrar clareza nas escolhas de carreira, ter alguém experiente ao seu lado pode acelerar e enriquecer esse processo.

Quer se aprofundar no que há de melhor nesse mundo dentro da universidade? Acompanhe nosso texto e busque o seu melhor!

Leia também: Intercâmbio Acadêmico: como estudar fora durante a graduação ou a pós-graduação

Os benefícios dos programas de mentoria

Imagine ter alguém que conhece bem uma disciplina e está disponível para tirar dúvidas, explicar conceitos e ajudar você a entender aquela matéria que parece impossível…

Isso é o que um tutor faz!

Eles ajudam a organizar seus estudos, melhorar notas e recuperar a confiança em áreas de dificuldade. E o melhor é que isso pode ser compartilhado entre os próprios alunos, que já vão desenvolvendo novas experiências ao longo da graduação.

Mas também é possível contar com a ajuda de quem já trilhou o caminho que você está começando a percorrer, e pode indicar rotas, atalhos e até os obstáculos.

Essa é uma forma de ampliar sua visão de futuro e conectar o mundo acadêmico com o profissional, ajudando a escolher qual carreira seguir, como desenvolver habilidades, como se comportar em entrevistas e quais formas de apoio em momentos de indecisão ou estresse.

Partiu encontrar e aproveitar ao máximo?

Mentoria na universidade: como transformar orientação em sucesso acadêmico e profissionalImagem: Freepik

Comece buscando alguém com experiência na sua área de interesse ou que tenha uma trajetória que você admira. Pode ser um professor, um aluno veterano, ou até um profissional convidado em eventos da universidade. Não tenha medo de perguntar ou se apresentar!

Agora, prepare-se para os encontros, chegando a esses momentos sabendo o que deseja aprender ou resolver. Faça uma lista de perguntas, dúvidas ou metas, pois isso mostra respeito pelo tempo do outro e torna o encontro mais produtivo.

Parta para estabelecer metas claras, tanto na tutoria quanto na mentoria, com objetivos e prazos realistas. Você quer melhorar sua média em uma disciplina? Aprender a montar um currículo? Decidir entre duas áreas de atuação?

E, claro, seja proativo e receptivo ao feedback! Leve suas ideias, mostre seus esforços e peça um retorno sincero. Ouvir críticas construtivas é essencial para crescer e manter uma comunicação aberta, sustentando uma boa relação entre mentor/tutor e aluno.

Leia também: Como o ensino superior transforma vidas através da responsabilidade social

Aproveitando o potencial da mentoria na universidade

A mentoria na universidade não é apenas um recurso extra, mas uma oportunidade estratégica de crescimento!

Ao se abrir para esse tipo de orientação, você ganha mais do que notas melhores, pois pode desenvolver habilidades sociais, profissionais e emocionais que serão úteis por toda a vida.

Então aproveite os recursos, busque os grupos de monitoria, participe de eventos e converse com professores e colegas.

Não espere os problemas aparecerem para buscar ajuda!

Venha para o UNICEUNA e estude em um centro de referência preparado para ajudá-lo a alcançar seus objetivos!