Não é só sobre apresentar um trabalho em si, mas sobre como é possível expor um conteúdo de maneira simples, dinâmica, didática e interessante para quem está assistindo.
Uma preparação faz toda a diferença, desde a organização da apresentação em si até a demonstração do domínio do assunto ao público.
Quer aprender como suas apresentações podem ser destaques durante a graduação? Continue lendo e confira dicas práticas que vão te ajudar a causar uma ótima impressão desde os primeiros minutos!
Tudo começa com uma boa organização e estruturação bem definida. Divida os conteúdos em formato de tópicos para visualizar melhor o que você deseja compartilhar com o público.
Pense na introdução como o momento de contextualizar o tema. Já o desenvolvimento deve apresentar os argumentos e informações principais e relevantes do seu tema. E a conclusão retoma os pontos centrais e reforça a mensagem que você quer deixar.
Busque manter uma comunicação clara e direta para sua fala, isso ajuda a fixar a atenção do público e deixa claro o que será tratado na sua apresentação.
Leia também: Certificações complementares: escolhas que vão enriquecer e destacar o seu currículo entre os demais!
Use slides e recursos visuais para tornar a sua apresentação mais interessante. Opte por textos curtos, imagens, gifs e vídeos para compor sua apresentação.
Pense em tornar sua apresentação mais leve para quem está assistindo, além disso, usar tais recursos pode “prender” ainda mais a atenção do público.
#Dica: cuidado com o uso dos efeitos visuais feitos de forma exagerada, porque isso pode tirar o foco e a atenção do que realmente importa para você e o público: seu conteúdo e sua apresentação.
Saiba mais: Futuro da educação: o papel da Inteligência Artificial na Universidade
Seus slides podem ser os melhores, mas se você não tem uma boa comunicação, a mensagem que deseja passar pode ser prejudicada.
Algumas dicas essenciais para você colocar em prática:
Saiba que a sua linguagem corporal diz muito sobre você.
A melhor forma de garantir uma apresentação impactante é praticar. Uma dica importante é você ensaiar várias vezes antes do momento em si.
Acredite, isso vai te ajudar a ficar mais confiante e seguro na hora da apresentação. Além disso, você também consegue fazer ajustes do tempo e identificar o que pode ser melhorado.
Essa é uma habilidade que você consegue desenvolver com o tema e, claro, com muita prática.
Para refletir: Redes sociais: como elas podem impulsionar (ou travar) sua carreira ainda na faculdade